Meu perfil
BRASIL, Sudeste, VOTUPORANGA, VILA MARIN, Homem, de 36 a 45 anos, Zulu, Azerbaijani, Tabacaria, Animais, fazer a cobra fumar
MSN -




Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 Facebook do Lamparina
 Blog do Lamparina (antigo)
 Twitter do Prefeito Marão Filho
 Twitter do Lamparina
 Dcionário Priberam da Língua Portuguesa
 F. Pepito Verbos
 T.C.E
 T.R.E-SP
 T.S.E
 Câmara Municipal de Votuporanga
 Prefeitura Municipal de Votuporanga
 SAEV
 UNIFEV
 Portal Transparência Brasil
 Blog do Azenha Vi o Mundo
 Carta Capital
 Jornal A Cidade
 Jornal Diário de Votuporanga
 Conversa Afiada do PHA
 Blog do Eduardo Guimarães
 Blog Escrevinhador do Rodrigo Vianna
 Blog do Professor Hariprado
 Blog do Josias de Souza
 Blog do Luciano Viana
 Observatório da Imprensa
 Óleo do Diabo (Gonzum)
 Blog do Paulo Cosmo
 Blog do Ricardo Fujiro
 Portal Vermelho org.
 Jornal do Poeta Gibim
 Blog do Miro
 FBI
 Blog da Dilma
 Terra Goyazes
 Criador de Saci
 Amigos do Presidente Lula
 Blog da Irmã Cleycianne
 Blog do Celito Garcia
 Blog do Manuel Ruiz
 Receita Federal (consulta de CNPJ)
 Blog do Virgulino
 Refluxo News
 Pedagiômetro
 Votulandia
 Blog do Cardosinho
 Blog do Juliano Matos
 DOMíNIO PÚBLICO
 trezentos
 Blog do vereador Osvaldo Carvalho
 Blog do Fofoqueiro
 Uma vida sobre duas rodas
 Blog do vereador Meidão
 jornal O Jornal
 Votunews
 Diário Web
 Receita - Consulta CGC
 Consulta Sócio




BLOG DO ROBERTO LAMPARINA
 


RESSACA

 

          Infelizmente não terei tempo de fazer o release da sessão de ontem, mas foi uma sessão tranquila com pouquíssimas manifestações dignas de grifo. Festa e champanhe virtual aos vitoriosos no pleito de domingo e uma leve enxaqueca dos derrotados, tudo democraticamente manifestado alguns lances em tribuna pelas partes.

          A seguir passo à transcrição dos tópicos principais de um ofício enviado pelo presidente do Sindicato do Comércio de Votuporanga, presidido pelo Sr. João Herrera Martins, endereçado ao vereador André da TURA e demais edis.

          Acreditamos que a segurança pública em geral está deficiente e como sempre estamos ouvindo das autoridades que falta maior contingente para combater a criminalidade.

          Temos consciência de que o controle e fiscalização do trânsito é importante, mas na atual conjuntura acreditamos que o policiamento deveria concentrar seus esforços no combate à criminalidade, tráfico de drogas e segurança da população, atuações estas que estão deixando a desejar.

          Algumas considerações:

a)    Multar veículos por falta de cinto de segurança, em plena rua Amazonas (Tietê – Mato Grosso) onde a velocidade não ultrapassa 10 km/h (absurdo).

b)    Multar consumidores que estacionam seus veículos para compras rápidas (área azul) não utilizando qualquer critério mínimo de tolerância (absurdo).

c)     Multar veículos a meia noite (restaurantes, bares, pizzarias, etc.) com luz de 1º ponto, porque não estava usando luz baixa (absurdo).

          Nós sempre confiamos e apoiamos o trabalho do policiamento, mas temos que manifestar nosso descontentamento quando necessário.

          Somos empreendedores e buscamos o progresso dessa cidade e de sua população, englobando a flutuante (regional) e esperamos que eles levem ao retornar para casa uma boa imagem da nossa cidade e não uma MULTA como recordação.

 

PS 1: Tópicos muito interessantes e que o Blog do Lamparina sempre abordou com o devido apontamento de reflexões implícitas, já que estas medidas excessivas e sempre punitivas do Estado para com o cidadão em algumas áreas do trabalho policial ostensivo acabam colocando ainda mais em descrédito a confiança do trabalho policial aos olhos do cidadão, que se vê oprimido pelo Estado de todas as formas e sempre bolinando no seu bolso como represália, mas não vê e nem se sente amparado pela mesma vigilância  ostensiva quando a questão é a proteção do cidadão nas suas mais diversas prerrogativas constitucionais garantidas pela Magna Carta.

Resumindo: o Estado perdeu o foco da segurança pública nos sufocando com punições tarifadas por multas e não vê vantagem alguma em se fazer presente e dinâmico na sua principal atribuição, à segurança pública. Um dia essa passividade pública explodirá na forma de revolta e a polícia precisará ser protegida do cidadão pacato e cumpridor das leis, porém absolutamente cansado de ser molestado por todas essas incoerências!!!

PS 2: Parece que com a nova atribuição da PM na Atividade Delegada essa sensação de opressão do Estado está mais evidente e, a sensação de insegurança pública e descrédito caminha também no mesmo sentido. Deveria estar ocorrendo exatamente o contrário, o que é um fator que precisa ser melhor avaliado e melhor direcionado para que o cidadão se sinta protegido pelo Estado e não oprimnido por este!!! 

         

 

   



Escrito por LAMPARINA às 08h52
[] [envie esta mensagem
] []





45 TONS DE CINZA MINEIRO

 

          Confesso que temi pelo resultado dessa eleição.

          Com aquele Lula do povo muito longe da exaustiva presença onipresente de militante que nos acostumamos a ver nos últimos 24 anos, subido em tudo quanto é caixote e falando a língua do povo e para o povo ouvir, fiquei meio receoso dos rumos dessa campanha. Um Lula envelhecido e visivelmente com semblante cansado que não participou da caminhada em todos os lances, emitiam péssimas impressões.  

          A campanha foi demasiadamente exaustiva, não só pela truculência dos adversários no todos contra um, no caso, uma, mas pela forma com que o adversário principal do PT (o ANTI) foi manipulado para exalar o ódio e não exercer o democrático direito de uma simples questão de escolha de caminhos.

          Tivemos três projetos de governos mais nítidos. Um pregando um “novo”, impossível aos moldes dos caminhos constitucionais já traçados e, portanto, somente um engodo na novidade alvissareira. Outro, ressuscitando o que já foi amplamente repudiado pela maioria da população nas três vitórias anteriores do PT, nossa contrariedade à política entreguista e privatizante capitaneada pelo (neoxenófobo) FHC, que para satisfazer os interesses da comunidade banqueira mundial e dos grandões dos mercados, arrancou nosso sangue para pagar juros e estagnou o país por oito anos, além de colocar nossas empresas estatais na promoção do pague uma - com financiamento do BNDES e dinheiro podre -, e leve duas de brinde, determinando a precarização e a liquidação do Estado, que será nossa eterna herança maldita desse governo corrupto e antinacionalista. Por último tivemos a possibilidade de optar pela continuidade do governo do PT, que entre acertos e equívocos, não liquidou patrimônio público como se exposto em banca de feira e tem conseguido distribuir renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas em todos os recônditos do país, vide nossa situação local, amplamente agraciada com recursos públicos vindos do governo federal, coisa que nunca aconteceu nessa amplitude.

          Eu não estava aqui no domicílio eleitoral ontem, pois saí de Cuiabá sábado já de tarde e foi impossível chegar para exercer meu direito democrático, mas todo mundo sabe que meu voto nesse segundo turno seria da Dilma. Como o Chico, eu votaria na Dilma pela Dilma, pela continuidade das mudanças que pude notar no Brasil todo durante esses 12 anos do governo do PT.

           Domingo de manhã eu estava em Alto Garças-MT e tomando café na lanchonete reparei o tanto de caminhonetes estampando o adesivo do Agora é Aécio 45. Bandeiras, carros de luxo e caminhonetes adesivadas apontavam a preferência nítida do lugar.

          Parei em Alto Araguaia para justificar meu voto e novamente notei o transitar de caminhonetes de luxo e carrões adesivados e tremulando bandeiras. Nenhum único fusquinha ou uno mil ao menos com um adesivinho daquela foto de terrorista da Dilma no DOI/CODI.

          A mesária da seção eleitoral em que justifiquei me disse que Aécio já estava eleito e que só estavam esperando a totalização para a festa de FORA DILMA. Coloquei-a em xeque com uma interrogação curta – Será???

          Retomei minha viagem e em Alto Taquari-MT, novamente vendo as caminhonetes embandeiradas e nada de Dilma, já estava até me conformando com a possibilidade de uma derrota por centímetros. No meio do caminho me lembrei das duas vezes por semana que ali naquele mesmo lugar eu passava nos anos de 1998 até 2002 e que éramos obrigados a deixar o asfalto da BR-364 e entrarmos pela estrada de terra percorrendo os 170 Km de chão que ligavam Chapadão do Sul-MS até Alto Araguaia-MT, pois o trecho de Perolândia-GO a Alto Araguaia-MT pela BR-364 ficou fechado e intransitável durante os 4 anos últimos de FHC. Me deu dor nas costas de lembrar o tanto de buraco, poeira e atoleiro que passei, das noites dormidas no assoalho todo embarreado a espera de trator das fazendas da região que arrastasse na lama, e da poeira que cobria tudo nos tempos de seca. Sem falar na quebra e danificação do equipamento, que também nos fazia perder dinheiro e tempo.

          O engraçado é que FHC dizia que não tinha dinheiro para arrumar este trecho e as dezenas de outros que ficaram paralisados por falta de conservação das rodovias federais em seu governo, mas Lula quando entrou, seu primeiro ato de governo foi refazer esse trecho da Perolândia e todos os demais que estavam paralisados, tendo o Brasil voltado a andar no asfalto. Tínhamos asfalto e não podíamos andar sobre ele, pois não tinha condições de trânsito.

           Depois desse mini pesadelo em forma de um flash back  das trevas, já no posto fiscal das 3 divisas, carimbei a nota e perguntei ao agente se já tinha resultado parcial das eleições. Este sorriu e me disse que já estava praticamente encerrada a apuração e Dilma tinha sido reeleita.

           Não sou petista, minha formação ideológica está muitos quilômetros a esquerda do que à política implantada pelo PT de ceder muito ao Capital para obter alguma coisa em troca, mas a minha sensação indescritível naquele momento foi de alivio, alívio por saber que o povo soube reconhecer os avanços e que novamente poderemos esperar por sua continuidade.

           O PT não venceu só o Aécio e a herança maldita do FHC (não só a precarização do Estado, mas o abandono total dos serviços públicos), o PT venceu um ranço reacionário que tentava ressurgir pela bandeira da mudança. O PT venceu picaretas e vendilhões fundamentalistas do templo que se escondem por detrás do manto sagrado de algumas religiões, com padres, pastores e assemelhados que não esconderam o ódio, o rancor e a vigarice planejada na tentativa de venda dos interesses do curral que  comandam e representam. E por fim - a melhor de todas as vitórias -, o PT venceu pela terceira vez consecutiva o PIG, o arcaico partido de oposição envergado pela grande imprensa, que aposta sempre todas as fichas e, sem nenhum critério e escrúpulo para alijar o PT do governo e colocar lá um tucano para que possam exercer o poder sincronista da blindagem, recebendo sua cota de participação nesse negócio.

           Como brasileiro que acompanhou tudo nesse país nos últimos 25 anos bem de perto, sem ouvir falar e sim estando lá aonde às coisas aconteceram - desde as catástrofes de Laje do Muriaé até a efetiva consolidação de grandes obras das hidroelétricas de Jirau e Santo Antônio em Rondônia -, tenho absoluta certeza que estamos caminhando e como sempre nos pregou a melhor de todas as definições sobre utopia do escritor e ativista Eduardo Galeano, elas nos servem para caminhar: http://www.youtube.com/watch?v=9iqi1oaKvzs . E, a vitória de ontem nos remete claramente nesse sentido, de que continuaremos dando pequenos e seguros passos em direção aos avanços.

          Aécio Neves certamente teve uma lição e agora terá tempo de desvendar os mistérios dos 45 Tons de Cinza Mineiro, aprendendo e podendo ensinar os conterrâneos a respeitarem uma mulher, coisa que ele não teve o cavalheirismo de fazer com a adversária de passado digno de, no mínimo, respeito, coisa que o dele não ostenta no histórico, já que quem comparasse os históricos não teria alternativa senão votar na Dilma.

          O que nos resta agora é cobrarmos sempre pelos efetivos avanços e que a oposição continue a cargo do PIG. Eles são muito bons de oposição, pois de situação, já deixaram claro que não sabem se esconder sem serem vistos, vide caso esdrúxulo da blindagem do governo tucano de SP no caso do Minha Água Minha Vida!!!

 

          



Escrito por LAMPARINA às 17h33
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]